quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MÃOS DADAS EM BUSCA DO SELO

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) veio no ínicio dos anos 90, estabelecer prioridade para crianças e adolescentes na formulação políticas públicas. A partir daí, diversos avanços foram alcançados, mas ainda há muito caminho para percorrer. Tornar a população de até 17 anos o foco central do orçamento público ainda não é o ponto forte do nosso país.
Mas vale ressaltar que a garantia dos direitos de meninos e meninos, não pode se resumir apenas ao orçamento público. A proteção integral dos mesmos em todos os âmbitos, deve ser marcada por uma mobilização social de todos os setores. Este processo não se resume apenas ao poder público, tornando -se a sociedade civil, outra grande responsável pela melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
É neste contexto, que se insere o trabalho em rede do poder público, instituições, família e sociedade civil organizada. Somar forças e ampliar as possibilidades e ações do trabalho de defesa social é o caminho para a mudança de realidade e para conquista do Selo UNICEF.
Ações integradas, encarando meninas e meninos como cidadãos possuidores de direitos, farão o mundo "ver o nosso município com bons olhos.
É preciso ainda, que o trabalho intersetorial, garanta aos jovens a participação efetiva na vida do país,  tornando - os agentes de transformação social e de mobilização da comunidade.
Vamos juntos de mãos dadas, poder público, sociedade e juventude fazer do nosso município um espaço para que todos cresçam de forma sadia!
Venha fazer parte da Conquista do Selo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário